Projetos

A Procuradoria-Geral de Justiça – PGJ/AM vem adotando diversas inovações na área de Gestão de Pessoas, tendo como eixo estratégico a valorização do capital humano como condição fundamental para a verdadeira transformação organizacional. Por este motivo, listamos a seguir os principais projetos que visam incentivar o nosso ativo mais importante: as pessoas!

 

PROJETOS CONCLUÍDOS

1. Prorrogação da Licença-Paternidade para Membros e Servidores

A PGJ, amparada pela Recomendação CNMP nº. 38/2016, decidiu prorrogar a licença-paternidade em 5 (cinco) dias, além dos 15 (quinze) já previstos pela Lei Estadual nº. 3.557/2010, perfazendo um total de 20 (vinte) dias consecutivos, a contar do nascimento da criança. Tal iniciativa resultou na edição do Ato PGJ nº. 039/2018.

 

2. Servidora Mãe Nutriz

O Ministério Público do Estado do Amazonas lançou o projeto “Servidora Mãe Nutriz”, por meio do Ato PGJ nº. 075/2018, com objetivo de incentivar o aleitamento materno e promover uma melhor integração entre a mãe e a criança, mesmo depois de encerrada a licença-maternidade.

Por meio deste projeto, a servidora possui direito à carga horária reduzida para 04 (quatro) horas diárias até a criança completar 02 (dois) anos de idade.

Saiba mais: PGJ lança Projeto "Servidora Mãe Nutriz".

Disponível em https://www.mpam.mp.br/noticias-sp-1771083401/10843-pgj-lanca-projeto-servidora-mae-nutriz#.XoofeIhKjIU

Saiba mais: Projeto Mãe Nutriz beneficia servidoras do MPAM com redução da jornada de trabalho.

Disponível em: https://www.mpam.mp.br/slides-noticias/10944-projeto-mae-nutriz-beneficia-servidoras-do-mp-am-com-reducao-da-jornada-de-trabalho#.XoofeohKjIU

Saiba mais: Agosto Dourado tem incentivo ao aleitamento materno no MPAM.

Disponível em: https://www.mpam.mp.br/noticias-portal/mural-de-noticias/12199-agosto-dourado-tem-incentivo-ao-aleitamento-materno-no-mpam

 

3. Reajuste da Bolsa-Auxílio e do Auxílio-Transporte dos Estagiários

Por meio do Ato PGJ nº. 56/2018, os estagiários de nível superior passaram a receber R$ 1.000,00 (mil reais). Os estagiários de nível médio, por sua vez, tiveram sua bolsa fixada em R$ 800,00 (oitocentos reais). Esta iniciativa teve por objetivo aumentar a atratividade do Programa de Estágio do MPAM, facilitando o processo de recrutamento e seleção de estagiários, além de contribuir para a redução da rotatividade dos estudantes.

Saiba mais: PGJ reajusta o valor da bolsa-auxílio e do auxílio-transporte pagos aos estagiários.

Disponível em: https://www.mpam.mp.br/noticias-sp-1771083401/10767-pgj-reajusta-o-valor-da-bolsa-auxilio-e-do-auxilio-transporte-pagos-aos-estagiarios#.XoofZIhKjIU

 

4. Digitalização das Pastas Funcionais

A Divisão de Recursos Humanos – DRH possuía um arquivo setorial composto por 38 (trinta e oito) armários gaveteiros, que guardavam cerca de 2.500 pastas funcionais. Diante deste cenário, a DRH apresentou o Projeto “Digitalização das Pastas Funcionais de Membros e Servidores”, o qual foi aprovado pela Administração Superior. Após 15 (quinze) meses de trabalhos intensos, a DRH anunciou a conclusão do projeto com a digitalização de meio milhão folhas de papel. Os arquivos digitais foram disponibilizados no perfil de cada membro/servidor no Sistema GEP.

Os benefícios deste projeto foram os seguintes:

- Para o setor de RH: acesso rápido às informações, mudança do layout físico do setor (a sala de arquivos transformou-se num espaço de instrução de processos), bem como o armazenamento de acordo com as normas arquivísticas, zelando pela segurança e preservação do acervo documental.

- Para o membro/servidor: acesso aos documentos digitalizados via internet pelo Sistema GEP / Possibilidade de consulta às informações sem a necessidade de comparecimento físico ao setor de RH.

Saiba mais: DRH inicia digitalização das pastas funcionais de membros e servidores

Disponível em: https://www.mpam.mp.br/noticias-sp-1771083401/10714-drh-inicia-digitalizacao-das-pastas-funcionais-de-membros-e-servidores#.XoojwohKjIU

Saiba mais: Projeto de Digitalização atinge 80% das pastas funcionais dos servidores do MPAM.

Disponível em: https://www.mpam.mp.br/noticias-sp-1771083401/11153-projeto-de-digitalizacao-atinge-80-das-pastas-funcionais-dos-servidores-do-mp-am#.XoojtohKjIU

Saiba mais: MPAM digitaliza documentos e elimina movimentação de papel em ação ecologicamente correta.

Disponível em: https://www.mpam.mp.br/noticias-sp-1771083401/12068-mpam-digitaliza-documentos-e-elimina-movimentacao-de-papel-em-acao-ecologicamente-correta#.XoojsIhKjIU

 

5. Realização de workshops com a equipe

A DRH promove reuniões com os servidores que compõem sua equipe a fim de avaliar as ações realizadas, identificar pontos de melhoria e buscar soluções inovadoras que possam facilitar o trabalho da unidade e o atendimento das necessidades do público interno (membros, servidores e estagiários).

Saiba mais: Servidores do MPAM participam de workshop interno de autoavaliação das atividades desenvolvidas em 2018.

Disponível em: https://www.mpam.mp.br/noticias-sp-1771083401/11260-servidores-do-mp-am-participam-de-workshop-interno-de-autoavaliacao-das-atividades-desenvolvidas-em-2018#.Xoori4hKjIU

 

6. Implantação das Anotações Funcionais no Sistema GEP

Os assentamentos funcionais de membros e servidores eram mantidos em arquivos de texto na rede interna do setor, o que gerava inúmeras dificuldades de acesso às informações. Todavia, ao identificar esta limitação, as equipes de RH e TI trabalharam em conjunto para disponibilizar tais anotações no Sistema GEP, de modo totalmente integrado às publicações do Diário Oficial do Ministério Público – DOMPE. Atualmente, as anotações estão em ambiente web, permitindo aos usuários o acesso em tempo real dos seus assentamentos funcionais e com possibilidade de download em formato PDF.

 

7. Implantação do Sistema Consigweb

A Seção de Folha de Pagamento – SFP realizou um intenso trabalho junto à PRODAM para conferir maior agilidade no procedimento de declaração de margem consignável. Neste sentido, a unidade implantou o Sistema Consigweb, por meio do qual as instituições conveniadas terão acesso automático aos valores das margens, sem a necessidade de formular pedidos no Sistema SEI. Esta iniciativa permitiu maior eficácia e segurança das informações de membros e servidores.

 

PROJETOS EM ANDAMENTO

1. Utilização do aplicativo Whatsapp Business

Dada a grande interação diária do RH com o público interno (membros, servidores e estagiários), a unidade decidiu adotar o aplicativo Whatsapp Business como canal oficial de atendimento do setor.

Verificou-se que o atendimento telefônico traz consigo algumas dificuldades, tais como: baixa qualidade das ligações telefônicas dos municípios do interior, maior tempo gasto no atendimento e, principalmente, grande número de interrupções em situações de baixa complexidade.

Desta forma, a DRH disponibilizou o número (92) 3655-0735 para atendimento via Whatsapp de membros, servidores e estagiários.

Além disso, a DRH vem incrementando a quantidade de contatos telefônicos cadastrados, organizando o seu público em listas de transmissão. Tal ferramenta permite uma comunicação diária massiva, compartilhando orientações sobre procedimentos, ofertas de cursos e notícias institucionais.

 

2. Portal de Gestão de Pessoas

O objetivo do Portal de Gestão de Pessoas é disponibilizar informações de pessoal, procedimentos, atos normativos e respostas às dúvidas frequentes em página específica. Além disso, o espaço virtual contará com links úteis, publicações relacionadas à gestão de pessoas e descrição dos projetos desenvolvidos no âmbito institucional. 

 

3. AtualizaRH

Este projeto tem como objetivo a realização de um censo de atualização cadastral de membros, servidores e estagiários do Ministério Público do Estado do Amazonas, de modo a construir uma base de dados fiel e confiável para a implantação do eSocial, além de oportunizar o mapeamento de perfis e a elaboração de relatórios gerenciais que possam subsidiar o processo decisório dos gestores institucionais. 

 

PROJETOS FUTUROS

1. Teletrabalho

2. Inclusão dos Pedidos de Férias e de Licença Especial dos Membros no Sistema GEP.

3. Utilização do Sistema SISPREV/AMAZONPREV para instrução dos processos e de simulações de aposentadoria.

4. Implantação de um novo Sistema de Controle de Frequência de Servidores e Estagiários

 

Attachments:
Download this file (ATO PGJ 056.2018.pdf)Ato PGJ nº. 056/2018[Altera o valor da bolsa-auxílio e do auxílio-transporte aos estagiários]81 kB
Download this file (ATO PGJ 075.2018.pdf)Ato PGJ nº. 075/2018[Servidora Mãe Nutriz]36 kB
Download this file (ATO PGJ 39.2018.pdf)Ato PGJ nº. 039/2018[Prorrogação da Licença-Paternidade]168 kB
Download this file (PROJETO DE DIGITALIZAÇÃO DAS PASTAS FUNCIONAIS DE MEMBROS E SERVIDORES.pdf)Volume 01/2018[Projeto de digitalização das pastas funcionais de Membros e Servidores]885 kB
Download this file (Recomendação 038.2016.pdf)Recomendação CNMP 038.2016[Recomenda prorrogação da licença-paternidade a seus Membros e Servidores]105 kB